domingo, 20 de outubro de 2024

Metal Hero : Introdução a franquia

O que são heróis do metal?



"Metal Hero” (japonês: メタルヒーロー Metaru Hīrō) é uma série de televisão tokusatsu. estrelando um herói que tem a ideia de usar uma armadura de aço. (Mas na verdade não é feito de aço) Produzidos pela Toei e Bandai Company de 1982 a 1998. Atualmente ambas não produzem mais esse tipo de série. 


A série Metal Hero utilizou a tecnologia de síntese de imagem mais avançada da época, o que teve um enorme impacto nos trabalhos futuros da Toei, e muitas configurações da série Metal Heroe foram até usadas nas obras de Kamen Rider, como Kamen Rider G3 e V1 de Rider Agito, Kamen Rider Kabuto e Kamen Rider Drive. Como os trabalhos subsequentes da série Metal Heroesl tendem a ser subfornecedores, houve rumores de que a série Metal Heroe foi encerrada por causa dos dois últimos jogos da série, "Iron Armor" e "Luboda". No entanto, na verdade, as classificações média, mais alta e mais baixa desses dois jogos são mais altas do que as da trilogia Heisei Ultraman ao mesmo tempo. A razão fundamental que levou ao fim da série Metal Heroe foi que a Toei queria abrir caminho para franquia Kamen Rider.


A origem da série

 
Em 1982 Kamen Rider foi concluída, a Toei naquela época só tinha a série de heróis do grupo Super Sentai, então a Toei começou a planejar o desenvolvimento de uma nova série de heróis únicos, então este trabalho foi produzido por Born a partir disso. O produtor deste trabalho, Susumu Yoshikawa, queria criar um único herói que superava a fama de Kamen Rider. Quanto ao protagonista principal, Kenji Ohba, que teve um desempenho notável em Battle Frenzy J e Electro Sentai, foi. selecionado. O roteiro principal criado pelo Uehara Shozo. As apostas da Toei neste trabalho eram altas. A taxa de produção foi a mais alta de todos os tempos, e o orçamento foi suficiente para criar dois novos heróis tokusatsu. Naquela época, pode-se dizer que a Toei apostou sua própria cabeça neste trabalho.


O resultado final foi um enorme sucesso, com as classificações mais altas atingindo 18,6%. A série Metal Heroe foi lançada com sucesso, e a primeira pequena série da série Metal Hero - a Cosmic Criminal Series foi lançada. Muitos dos cenários deste filme são semelhantes à fusão de Kamen Rider e Super Sentai. Um único herói luta contra uma enorme organização maligna, usando máquinas enormes e efeitos especiais. Naturalmente, parece muito grosseiro da perspectiva atual, mas. na época, entre as fotografias especiais japonesas, ela se destacava bastante. Além disso, a inspiração para o design da imagem do protagonista do filme americano "RoboCop" também veio de GAVAN, e mais tarde se tornou a fonte de inspiração para "Kamen Rider Black RX" e "Tokusou Sentai Criminal Company".


A chegada do Metal Hero no Brasil

No dia 22 de fevereiro de 1988 entrava no ar na saudosa extinta rede manchete Jaspion com o título "O incrível Jaspion" sendo a partir de então o percurso dos outros metal Hero que vieram depois; Jiraiya (1989), Metalder (1990) sendo passada pela Band, Sharivan (1990), Jiban (1990) pela rede manchete, Shaider (1991) pela extinta Tv gazeta e na tv globo. Gavan (1991) na rede Globo e consequentemente gazeta, Spielvan (1991) e Winspector (1994) e fechando o ciclo Solbrain (1995) pela tv machete.


O fim de uma Hera


Após a conclusão de "Robotic Detective ROBOTACK", o horário originalmente vago foi assumido por "Burn!! Little Lubao". Um ano depois, em 2000, esse período de transmissão foi entregue ao primeiro trabalho da era Heisei, "Kamen Rider Kuuga", e continua sendo utilizado até hoje. Isso também marcou o verdadeiro fim da série de TV Metal Heroe.

Hoje em dia, muitas configurações da série Metal Hero foram usadas em Kamen Rider. O padrão Super Hero, Kamen Rider e Super Sentai foi determinado.

São dezessete obras no total. Deixando assim um impacto profundo em todo mundo principalmente para a geração da década de 90 brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário